terça-feira, 7 de junho de 2011

Compositor de músicas de Luan Santana fala sobre o sucesso do cantor

Músico Sorocaba, dupla de Fernando, conta como acontecem as parcerias com o cantor sertanejo teen, e a fórmula de tanta popularidade de Luan.



Por trás dos sucessos de Luan Santana como "Meteoro" e "Você não sabe o que é amor", há um outro sertanejo pensando em cada palavrinha que será repetida por multidões.

Fernando Fakri de Assis, conhecido como Sorocaba, compositor e cantor da duplaFernando e Sorocaba, assina algumas das famosas melodias de Luan, o primeiro a gravar um de seus trabalhos.

Por isso, é com ele que Sorocaba mais se emociona ao ver cantar suas criações. "Luan atingiu um público teen que não estava tendo opção", justifica ele, que é dono de mais de 80 composições.

O músico explica por que acredita que o jovem cantor ficou tão popular. "Suas canções tem mais essa linguagem (adolescente), assim como o próprio show: o namoro na escola, o primeiro amor. O garoto é um sucesso!", diz.

Para Sorocaba, que compõe desde criança, ver seus trabalhos estourando nas paradas é motivo de orgulho. "Quando gravamos uma música e ela se destaca, sentimos uma energia muito forte. Com a composição acontece algo semelhante", explica, mencionando o sucesso que vem fazendo com sua dupla sertaneja, através dos álbuns "Bala de Prata", "Vendaval" e "Bola de Cristal".

Com Luan a parceria começou há alguns anos, quando os dois tinham o mesmo empresário, e se conheceram após um show. "Chegamos a colocar voz em 'Meteoro' (a dupla Fernando e Sorocaba), porém, não ficou com a nossa pegada. Na mesma hora pensei nele, era a cara dele. Apresentei e não deu outra: virou esse sucesso", recorda. "Nosso público é diferente. No geral, nossa faixa etária é um pouco mais velha", completa. 

As demais faixas, como "Você não sabe o que é amor", " A louca" e " Um beijo" Sorocaba fez exclusivamente para Luan. "O autor tem total direito sobre sua composição. Podemos gravá-la e até mesmo autorizá-la para outro artista. Mas, no meu caso, não tenho esse interesse", adianta.

Chitãozinho e Xororó
Sorocaba garante não ter ciúmes de ver outro artista cantando suas músicas. "Nós compositores temos total desprendimento dessa palavra 'ciúme'. Pelo contrário, quando cedemos uma canção, a expectativa é que ela se torne realidade na voz do cantor. Estou muito contente com o trabalho", explica.

O sertanjeo revela a fórmula do sucesso de uma composição: "É um conjunto. Os três precisam caminhar juntos: uma letra bonita sem um arranjo ou uma boa interpretação não são suficientes", enumera ele, que tem uma difícil missão: entregar uma música para Chiotãozinho e Xororó, seus idolos.
 
"Um dia em uma conversa com a dupla, de quem sou muito fã, eles me pediram uma música. Foi uma surpresa enorme! Quero fazer o quanto antes, porém, com essa correria de shows, não tenho tido muito tempo para parar", conta ele.

A fama de bom compositor aumentou ainda mais em 2010, quando Sorocaba foi considerado o segundo maior arrecadador de direito autoral do Brasil. "Esse é o maior presente de um compositor: saber que suas músicas estão tocando em todo o país, mesmo que por um lado não seja com a sua voz", declara.

Fascinado por música country, sua meta agora é compor em inglês, o que o fez estudar a língua. "Sou fã do Garth Brooks. Quem sabe, se ele vier ao Brasil, de repente apareça a oportunidade de apresentar um esboço à ele?", fala, mencionando ainda a admiração por outros músicos. "Kenny Chesney , Keith Urban, Paul Brandt, Taylor Swift...", enumera.






Nenhum comentário:

Postar um comentário